Participar de uma feira é uma das mais eficientes formas de promoção de marca, produtos e serviços. Além de um espaço que torna a sua marca conhecida, uma feira também é uma oportunidade maravilhosa de fechar negócios imediatamente. Um bom momento para construir uma relação de fidelização com clientes que conhecerão de perto o seu produto ou serviço.
Estar em uma feira é um investimento de marketing muito grande. Por isso, é essencial que exista um bom planejamento para que você alcance os seus objetivos. A VitrineMedia fez um compilado de dicas da internet para expositores em feiras garantirem a eficiência da sua participação. Confira:
– Planejar: o planejamento é essencial para o alcance de objetivos em qualquer projeto. Ele deve ser feito antes, durante e após o evento. Planejar suas ações com antecedência garantirão o bom desenvolvimento da sua atuação. Fazer planos pós a participação reúnem informações e experiências que serão úteis para a sua presença na próxima edição do evento ou em outra feira.
– Objetivo: qual o objetivo da sua participação nesse evento? Melhorar sua presença de mercado? Lançar um produto? Atender um novo público? Expositores em feiras devem ter essa ideia bem alinhada e definir estratégias que colaborarem para alcançar a expectativa.
– Localização do Stand: existem feiras e eventos que oferecem essa opção aos expositores. Isso é ótimo porque você poderá escolher o seu lugar levando em consideração fatores como o tráfego de pessoas. Ficar perto da entrada sempre é uma boa escolha, principalmente em feiras de grandes proporções, assim o seu cliente encontra você antes de encontrar seu concorrente! Outra área bacana de escolher é próximo à praças de alimentação, onde o fluxo de pessoas é intenso e é comprovado que os resultados obtidos são significantes.
– Atendimento Ideal: mantenha no estande vendedores, consultores e técnicos que conheçam muito bem o seu produto ou serviço, e que tenham boa relação interpessoal. A presença de um diretor ou gerente também é algo importante para a negociação com grandes clientes. Todos devem ser atenciosos, solícitos e preparados para lidar com diversos tipos de pessoas e humores! Não aborde as pessoas imediatamente, deixe o visitante conhecer o seu produto e se situar dentro do seu estande. Você pode utilizar abordagens como “Já conhece nosso material?” ou “Costuma utilizar esse tipo de produto?”, assim ficará mais difícil do visitante cortar a conversa de primeira. Lembre-se que o visitante não é obrigado a conhecer os termos técnicos do seu produto, por isso evite o uso deles e considere uma linguagem coloquial que garanta a compreensão por parte do seu público.
– Estratégias de Negociação: Seu estande deve chamar a atenção, mas, acima de tudo, deve oferecer um ambiente comercial adequado. Acrescente mesas para fazer pequenas reuniões ou conversações mais extensas. Repense as etapas habituais de negociação levando em consideração o público do evento.
– Diferencial: entre as suas estratégias, considere ter um diferencial em relação aos outros expositores. Ele pode estar na decoração do seu stand, em brindes, nos benefícios que você oferece e deixa claro, na forma que você conversa com os visitantes, etc. Lembre-se que é muito importante considerar a persona do público que vocês pretendem receber em seu stand na hora de planejar esse diferencial.
– Fornecedores: escolha com cuidado quem vai imprimir os seus catálogos, os seus flyers, quem vai fornecer os acessórios e diferenciais do seu stand. Busque por diferenciais e evite incomodações como atrasos na entrega, certifique-se de informar a data limite que você deve receber cada item.
– Aparência do Stand: A aparência do stand é o fator que vai levar o consumidor a parar no seu espaço ou não. Por isso, você deve ter um projeto que faça com que as pessoas que passarem pelo seu estande parem para apreciar o seu produto ou serviços. Deixe o que você quer destacar livre de fatores que possam ofusca-lo, nunca se posicione a frente da atração principal do seu estande.
– Marketing: crie estratégias para chamar atenção. Não importa o tamanho da empresa ou do espaço que você está utilizando na feira, expositores em feiras devem garantir que os visitantes enxerguem os seus stands. Painéis e telas de LED sempre chamam a atenção e dão destaque à marcas e produtos.
COMO MELHORAR A APARÊNCIA DO MEU STAND EM FEIRAS?
Existem elementos da aparência do seu stand que podem colaborar para uma negociação efetiva. Assim como em ponto de venda, o design, a iluminação, o conforto e o clima do ambiente colaborarão para a decisão de compra do seu consumidor – ou satisfação do visitante, nesse caso. Os elementos utilizados no seu stand para reforçar a sua marca e expor os seus produtos e serviços devem estimular os 5 sentidos dos visitantes. Ainda, devem ter como objetivo oferecer uma experiência sem igual – original e inovadora. Além de ter um projeto maravilhoso, considere uniformizar a sua equipe. Um visual bem alinhado imprime profissionalismo.
A luz é outro fator que tem o poder importante. Ela tem o poder de direcionar o olhar, captar a atenção do visitante e valorizar o seu produto. Expositores em feiras devem sempre considerar o jogos de luzes, delimitando locais com mais incidência luminosa e contraste, pois isso quebra a monotonia e diferencia seus produtos.
Investir em tecnologia é sempre uma boa ideia! No século XXI as pessoas são muito apegadas à ela, assim fica fácil o processo de identificação.
USO DE PAINÉIS DE LED EM STANDS
Como mencionamos, investir em tecnologia é sempre uma ótima alternativa para chamar a atenção e ganhar visibilidade em feiras e demais eventos.
As telas de led são dispositivos que podem ser utilizados para expositores em feiras apresentarem os seus produtos, os seus serviços, os benefícios de escolhê-los, imagens de como usa-los, descrições com suas características e, principalmente, para reforçar a sua marca.
A primeira vista, pode parecer um investimento alto, mas existem soluções no mercado acessíveis que podem ajudar. É preciso também atentar para o fato de que os visitantes de uma feira a frequentam porque estão dispostos a consumir. Por isso, você deve aproveitar essa oportunidade e se valer de diversos recursos para capturar a atenção deles, como os painéis de led.
Além de ajudar a chamar atenção e destacar o seu estande, o uso dos painéis de led colaboram para apresentar explicações a respeito do seu produto e serviço e prender a atenção de visitantes enquanto o seu stand está cheio e não existe alguém disponível para atendê-los, ou seja, eles também otimizam o atendimento durante a feira.
Nem precisamos falar em relação à estética, uma imagem vale mais que mil palavras, confira:
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