O Vitrinismo é uma das atividades do Visual Merchandising e seu principal objetivo é alcançar melhores resultados com a exibição de produtos através da montagem da vitrine das lojas.
“Esses quadriláteros de vidro e concreto são pinturas em 3D que revelam a alma da marca. São o ponto de contato mais importante com o shopper que enxerga ali o produto oferecido, as tendências e as cores da estação, o conceito daquela coleção. Mas, além disso, fica projetado ali o desejo de fazer parte daquele universo em especial, de pertencer àquele sonho”, afirma a a fundadora e diretora criativa da Whatever Varejo Criativo, Ariela Ranielly.
Segundo ela, compor uma vitrine assertiva não é tão simples como parece. Fatores como identidade de marca, perfil de público consumidor, calendário, tema e materiais adequados devem ser levados em consideração.
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM MESTRE EM VITRINISMO
– GERAR EMOÇÃO É ESSENCIAL:
A emoção é uma experiência subjetiva ligada à agitação de sentimentos que provoca a comoção. Através dos elementos que compõem uma vitrine é construída uma mensagem da marca para o consumidor. Porque a vitrine trabalha com o universo simbólico, materializando conceitos por meio da composição de elementos, ela pode despertar uma sensação e emoção única em cada um que passa por ela.
– PRODUTOS CERTOS:
Os produtos a serem expostos não devem ser escolhidos de forma aleatória. Eles devem levar em consideração o público que você quer alcançar, a estória que você quer passar para ele e, principalmente, a disponibilidade do item em seu estoque!
– ILUMINAÇÃO NA VITRINE:
Além de dar contraste ao ambiente e realçar elementos como formas, cores e texturas, a luz dá brilho ao produto e pode ser usada de forma funcional. Conheça os painéis da VitrineMedia.
– CORES:
O significado das cores deve ser levado em consideração na hora de compor a sua vitrine. Por isso, as cores devem ser escolhidas de acordo com a mensagem que você que passar aos visitantes da sua vitirine.
– POLUIÇÃO VISUAL:
Assim como em um livro, áreas em branco são importantes para descansar e direcionar o olhar, alguns vitrinistas chamam elas de “respiro”, e afirmam que pelo menos 1/3 do espaço de uma vitrine deve ficar vazio.
Lembre-se: A organização da vitrine direciona o olhar de quem a vê e é essencial para a percepção do cliente. Quanto mais itens você dispor em sua vitrine, menos vai prender a atenção do cliente naquilo que você que destacar e valorizar.
Outros detalhes devem ser levados em consideração na hora de montar uma vitrine ideal. Confira o texto na íntegra aqui.
Confira as dicas da Whatever Varejo Criativo para uma vitrine atraente e vendedora aqui.
Guia de Análise para Ponto de Venda – PDV.
E-mail: contato@vitrinemedia.com.br
Whats App: +55 51 99138-0489
Telefone: +55 51 2042 0221
0800 042 0569
Instagram: @vitrinemediabrasil
Facebook: facebook/vitrinemediabrasil