Visual Merchandising é, como apresentado pelo site Visual Merchandising na Prática, uma atividade que está inserida na prática de Merchandising, que por sua vez é uma ferramenta do Marketing.
O Marketing é um conjunto de ações que possuem o objetivo de atender as necessidades dos clientes tendo como foco resultados e metas. O Merchandising seria uma dessas ações. Ele tem como objetivo o planejamento e a operacionalização de atividades dentro de uma loja ou PDV voltadas para a apresentação dos produtos de modo a criar impulsos de compra nos consumidores. Por sua vez, o Visual Merchandising é o que ajuda a tornar essa exposição de produtos mais eficaz, trabalhando a composição estética e valorização do produto e, assim, despertando o desejo de consumo.
Portanto, o Visual merchandising é também o responsável por projetar a imagem da empresa para o seu público, e trabalha com a percepção do cliente. Para que a prática seja eficiente e colabore com o aumento das vendas, as ações de Visual Merchandising precisam ser estratégicas e, acima de tudo, impactantes para atingir o público de uma forma positiva.
Muitos elementos podem contribuir para esse impacto, levando a um aumento de vendas e a fidelização de clientes. O Visual Merchandising é uma ferramenta muito importante e um fator decisivo se levarmos em consideração que 90% das informações que assimilamos são absorvidas através dos nossos olhos. Além disso, segundo a associação POPAI-Brasil, 81% da decisão de marca é tomada no ponto-de-venda. Por isso traçar boas estratégias para os seus materiais de ponto-de-venda é essencial para uma campanha bem-sucedida.
Ele se utiliza de materiais que os clientes podem ver, tocar e sentir. Faz parte do Visual Merchandisign elementos da área externa e da área interna das lojas. Por área externa podemos destacar as fachadas e comunicação de vitrines. Já na área interna estariam as gôndolas, expositores de produtos, a maneira que os produtos estão ordenados, painéis de visualização, etc. Até mesmo a postura de atendentes faz parte do processo. Por isso, se relaciona diretamente com a aparência do ambiente e comunicação.
Dicas:
– Pense na estrutura do local de maneira integra: o Visual Merchandisign engloba diversos fatores como placas de comunicação, expositores, fachadas, aromas, sonorização e muito mais!
– Não explore apenas datas comemorativas e estações do ano: busque explorar as tendências do momento, os assuntos mais falados como temas para compor a sua vitrine e demais mídias, por exemplo. Claro, sempre levando em consideração o seu público e clientes.
– Invista nos locais mais visitados do seu estabelecimento: observe onde há mais concentração de clientes e visitantes para explorar o ambiente da melhor maneira.
– Não esconda valores: o preço do seu produto é um dos fatores que influenciam muito na decisão de compra. Assim, você pode agilizar o processo de venda.
Saiba como a VM pode ajudar a compor o seu Visual Merchandising.
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