Por que a Luz é um fator tão importante nas Vitrines?

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A vitrine é um elemento essencial para lojas que querem atrair clientes, principalmente lojas do varejo que dependem da atenção dos consumidores finais. Engana-se quem acha que é coisa simples expor produtos em uma vitrine e conseguir engajamento através dessa ação. Por isso, é extremamente importante buscar aconselhamento com profissionais da área na hora de planejar a sua vitrine. Além, é claro, de prestar atenção em alguns elementos importantes como a utilização do espaço, cores e, principalmente, o uso da luz. Mas por que a luz é um fator tão importante nas vitrines?

Descubra como usar a luz ao seu favor nas vitrines com a VitrineMedia

A luz é um elemento essencial para dar destaque ao que você quer mostrar. Com a iluminação ideal, você faz o seu cliente notar todos os detalhes da sua vitrine, tornando evidente espaços que poderiam passar despercebidos com a ausência de iluminação.

Uma das grandes estratégias para valorizar determinado produto é colocar uma luz direcionada a ele, de forma a focar naquilo que se quer destacar. Mas até mesmo uma ação simples como essa exige um planejamento de iluminação.  Por exemplo, é preciso prestar atenção no ângulo de iluminação e na distância entre lâmpada e produto, visto que o feixe de luz precisa alcançar o ponto correto para garantir a iluminação adequada. Por isso, na hora de montar a sua vitrine, você precisa ter ao menos um conhecimento básico sobre iluminação.

Tipos de Iluminação

Além de planejar o que terá destaque com a iluminação em uma loja, é preciso também proporcionar um ambiente agradável e confortável aos olhos. Mas qual o tipo de iluminação é ideal para cada ação? Na hora de escolher, pontos como a identidade visual da sua marca e o objetivo de cada efeito de iluminação devem ser levados em consideração, a fim de manter uma expressão homogênea em tudo o que envolve o seu negócio.

Existem vários modelos de lâmpadas e, teoricamente, cada uma atende um tipo de funcionalidade, oferecendo vantagens e desvantagens. Além do tipo de lâmpada, é preciso também prestar atenção no efeito gerado com a temperatura de cor escolhida. Isso para que não ocorra mudança nas cores e texturas do que está sendo exposto. Outro ponto a ser considerado é a própria exposição do material que está sendo apresentado à luz, pois dependendo da intensidade da lâmpada ela pode danificar tecidos, por exemplo.

Assim como a luz pode ser uma estratégia essencial para aumentar o fluxo de clientes na sua vitrine, não utilizar a iluminação correta pode acarretar consequências e afastar o seu público. Por isso, resumimos abaixo as características e usos de cada tipo de lâmpada e forma de iluminação:

Lâmpadas quentes- indicadas para destacar produtos

Refletoras e Dicróicas: Costumam esquentar bastante o ambiente e por isso são usadas em locais onde espera-se pouca permanência. Podem ser estratégicas em provadores, para estimular o fluxo de pessoas, e em vitrines. As luzes dicroicas emitem um amarelo intenso semelhante à luz do sol. São lâmpadas pouco econômicas e podem ressaltar e alterar as cores das áreas mais expostas.

Halógenas Incandescentes: buscam reproduzir a luz natural e, por isso, não interferem nas cores. São bastante econômicas e apresentam ótima durabilidade, apesar de serem mais caras que uma lâmpada incandescente comum.

Lâmpadas frias – indicadas para iluminar áreas mais amplas

Fluorescentes: Apresentam baixa temperatura e iluminam de maneira homogênea, o que leva à necessidade de iluminação complementar. São econômicas e possuem boa intensidade, por isso podem ser aliadas na comunicação de vitrines evitando o reflexo nos vidros.

Lâmpadas mistas – extremamente versáteis, podem se adaptar ao seu objetivo

Led: Tecnologia inovadora de iluminação com opções quentes e frias. Apresentam ótima longevidade e baixo consumo de energia. Apesar de possuir preço elevado, configuram uma economia futura. Confira o por que aqui.

Além dos tipos de lâmpadas, também é preciso atentar para as maneiras de usas as lâmpadas:

Luz Dirigida: serve para direcionar a iluminação a um objeto ou plano particular com o objetivo de destacar o local ou agregar valor a um produto, normalmente esse efeito é criado com as lâmpadas refletoras e dicróicas.

Luz Difusa: tipo de iluminação sem foco, ampla e mais aberta. Normalmente feita com lâmpadas frias e usadas de forma não aparente.

A escolha dos tipos de lâmpadas e formas de uso deve levar em consideração o planejamento previsto, pois são estratégias que irão direcionar os olhos dos clientes em vitrines ou interiores de loja. A seleção do tipo de lâmpada e forma de iluminação deve estar alinhada até mesmo com o público do seu negócio, pois a maneira com que o ambiente é iluminado causa impressões diferentes nas pessoas. Para um público com menor poder aquisitivo, o mais ideal seria utilizar luz clara, forte e homogênea – que dá impressão de agilidade e praticidade. Já para um público com maior poder aquisitivo, é interessante utilizar jogos de luzes com contrastes, normalmente ocasionados por luzes quentes e amarelas. Esse tipo de iluminação é frequentemente usada na decoração de vitrines de shoppings, por exemplo.

 

Consumo de Energia

Hoje em dia, uma das principais preocupações dos responsáveis pelos projetos de iluminação e vitrinistas é o consumo de energia. Não só pelo valor do investimento e custo do consumo de luz, mas também por causa do meio ambiente. Uma tendência tem sido o uso de sistemas de led em vitrines. Com diversas opções e soluções inovadoras, acaba sendo uma escolha econômica por consumir pouca energia e apresentar alta durabilidade. Além disso, possui a vantagem da alta intensidade luminosa, destacando facilmente os detalhes do que está sendo exposto.

Os sistemas de led também contribuiram originando diversos modelos de painéis backlight para a comunicação de vitrines e interiores de loja. Entre os itens disponíveis no mercado está o painel backlight led da VitrineMedia.

Display LED com fácil inserção de mídia impressa no Papel Backlight

Além de design inovador e moderno, o painel backlight led da VitrineMedia apresenta alta luminosidade – de até 6.000 LUX, 80.000 horas de expectativa de vida e uma visível redução na conta de luz de quem prioriza mídias para comunicação em vitrines. Uma TV Led de  32″ consome de 38 a 48w. Já um painel backlight LED com tamanho semelhante ao de um TV 32″, consome apenas 23.52w.

 

Outras dicas sobre luz para você:

– tome cuidado para posicionar as lâmpadas na posição correta, de forma a evitar a projeção de sombras que possam prejudicar a exposição dos produtos.

– observe como a luz natural age nos lugares de exposição da sua loja para que não haja conflitos e  decidir sobre a real necessidade de investir em outros tipos de luz.

– lembre-se que por meio da iluminação você pode transformar um ambiente, revigorando a estética do local e deixando-o mais confortável.

– em lojas de rua, que sofrem ação direta da luz natural do sol, a iluminação interna deve ser intensa o suficiente para que o vidro da vitrine não apresente reflexos e impossibilite o cliente de enxergar seus produtos ou serviços. Confira um exemplo abaixo:

Display LED ilumina muito mais que um TV

A vitrine em questão é de uma imobiliária, que usa mídias para expor casas e apartamentos. Na esquerda, há uma televisão led dentro do quadrado indicado pelo adesivo, que acabou “desaparecendo” ao lado dos painéis backlight LED da VitrineMedia. Nossos painéis apresentam uma intensidade luminosa de até 6.000 LUX.

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